outubro 29, 2014

Entrevista com Mandy Kodama

Para você que não sabe o que é Cosplay:

Cosplay (コスプレ, Kosupure) é a abreviação de costume play ou ainda de costume que pode traduzir-se por "representação de personagem a caráter", "disfarce" ou "fantasia" e tem sido utilizado no original, como neologismo, conquanto ainda não convalidado no léxico português , embora já conste doutras bases, para referir-se a atividade lúdica praticada principalmente (porém não exclusivamente) por jovens e que consiste em disfarçar-se ou fantasiar-se de algum personagem real ou ficcionalconcreto ou abstrato, como, por exemplo, animesmangás,comicsvideojogos ou ainda de grupos musicais — acompanhado da tentativa de interpretá-los na medida do possível. Os participantes (ou jogadores) dessa atividade chamam-se, por isso, cosplayers.



Fiz uma pequena entrevista com a fofa da Mandy Kodama, cosplayer de 18 anos que mora aqui no Brasil. Achei interessante trazer um pouco do universo que eu e muitas pessoas adoram, então resolvi fazer uma lista com algumas perguntas para a Mandy. Estão curiosos (as), então continue lendo o post!
     
1.    Como você entrou para o mundo do cosplay?

R:  Eu entrei no mundo cosplay porque a vontade eu já tinha (uma admiração intensa pelas fotos que ia na  internet ou pelas próprias pessoas nos eventos), aí fui incentivada por alguns amigos e, depois de muita  pesquisa, pude concluir meu primeiro projeto bem sucedido! *-*

2.   O que te move à participar desse universo?

R:  O que me move é a diversão que o hobbie me proporciona. Me ver no corpo de um personagem que eu gosto e dar vida a ele é muito legal, tanto para mim como para tantos outros fãs do próprio, então só dá mais e mais animação para continuar. /o/


3.      Quantos cosplays já fez até hoje?

 
R: Completos, 15. ^-^

4.     Tem algum cosplay favorito? Por que escolheu ele?

R:  Muitos me perguntam isso, mas eu fico indecisa já que são todos uns xodós. *3* Mas se fosse para apontar um deles de qualquer jeito, eu provavelmente diria a Feyris de Steins;Gate, porque foi uma personagem que eu adorei desde o dia em que a vi, tanto de aparência quanto de personalidade, e fazê-la nos eventos foi incrível porque foi o cosplay que mais ouvi "Você fez o dinheiro do meu ingresso valer a pena" UHEAHUEAH

5.      Já se arrependeu de algum cosplay feito e qual foi?


R:  Não me arrependi de nenhum deles porque cada um foi especial para mim. Lógico que fiz muitos personagens desconhecidos (quem me acompanha na página sabe disso), mas não tiro o mérito deles por isso. ^-^

6.      Pretende fazer mais cosplays? Quais?

R:  Sim! Na minha lista tem, por enquanto, a CC versão R2 de Code Geass, a Kyouko de Mahou Shoujo Madoka Magica, Vanilla versão natal de Neko-Paradise e Yuu de Kore wa Zombie Desu Ka!

7.      Como você se sente fazendo um cosplay?

R:  Eu me sinto uma pessoa completamente diferente, largo os meus problemas para trás e dou o melhor de mim para interpretar o personagem. Uma sensação única.

8.      Alguém já te criticou por você gostar de fazer cosplay?


R:  Certamente existe um preconceito, mas eu nunca tive que passar por isso. Sei que pelas minhas costas muitos devem fazer comentários negativos principalmente por não conhecer o hobbie ou achar que anime é coisa de criança, mas nada que tenha me comovido. o/

9.      Já participou de alguma disputa ? Se sim, qual foi e ganhou alguma?
R:  Eu não sou cosplayer competitiva. Tenho dois motivos muito importantes: Um deles é que eu não gosto de palco, sinto arrepios só de me imaginar subindo lá na frente até mesmo para algo tão simples quanto um desfile (Apesar de ter trabalhado com comerciais de TV e desfiles quando era criança, e ter dançado ballet na frente de plateias lotadas uheaheua). E o outro é que esse universo tem ficado cada vez mais agressivo com relação ao quanto alguém PRECISA ser melhor do que o outro, então vivo observando discussões e decidindo que não quero me tornar da mesma maneira.

10.   Você faz cosplay apenas daqueles personagens de anime que você já assistiu e se identificou ou faz de qualquer personagem (aquele que der na telha)?

R:  Eu só faço personagens que acho bonitos e que gosto da personalidade. Existem muitas mulheres lindas que eu gostaria de fazer cosplay, mas não acharia legal vê-las com meu corpo de loli. UHAEHUAHEA. E sim, eu só faço cosplay se eu tiver assistido o anime ou jogado o jogo. <:

11.   Descreva pra mim o que é ser um cosplayer? 


R:  Ser cosplayer é, basicamente, tornar realidade algo que você admira muito. Você se dedica para dar vida ao personagem na forma de uma homenagem, isso me faz bem.


12.   Como você faz para conseguir os cosplays?


R:  Eu importo algumas coisas e revendo em território nacional, o que só não rende bastante porque eu não tenho muito dindin pra investir mesmo. ^-^ Me dá o suficiente para me manter no hobbie. Outra coisa que faço é revender o cosplay depois de usá-lo, e também fazer trocas. Por isso fiz tantos até hoje, nem todos eles foram confeccionados sob medida. :B

13.  Já fez algum cosplay e se arrependeu por não ter ficado perfeito?

R:  A única personagem que não me achei nada parecida foi a Sora de Yosuga no Sora. Eu não sabia estilizar perucas, então ficou feio, e as minhas lentes incomodaram pra caramba, fiquei com cara de drogada em todas as fotos. UHEAHUEHAU Mas não me arrependo nem um pouquinho. ^-^

14.  Qual a dica que você dá para quem está iniciando esse hobbie? 

R:  Nunca abaixe a cabeça por medo das críticas, porque elas existem até mesmo para os cosplayers mais famosos do mundo. Não vale a pena desistir de algo que vai gerar muitos sorrisos e boas memórias só por um bando de gente babaca que gosta de causar escrotamente. Faça tudo com amor e dedicação e você não vai ter nada do que se arrepender.












Mandy, muito obrigada por ter participado da entrevista! Parabéns pelo hobbie lindo, é muito bom ver que existem ótimas pessoas nesse universo! Adoro seus cosplayers, todos bem feitos! Seja muito bem vinda! 

Aos leitores, vocês podem encontrar outras fotos dela tanto no facebook quanto no blog pessoal. Confiram e não esqueçam de deixar um recadinho aqui nos comentários. Mil beijos e espero que tenham gostado. 


Related Articles

4 comentários:

  1. Muito obrigada pela entrevista, Jaque <3 *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwn, de nada Mandy! Eu que agradeço por ter aceitado responder esse pequeno (grande) questionário! s2 :D

      Excluir
  2. Adorei conhecer um pouco mais sobre a Mandy. :3

    http://am0r-0taku.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é uma fofa, né?! Fico feliz por isso e espero que tenha curtido! :D
      Obrigada pela visita!

      Excluir