agosto 08, 2015

Minha experiência como Jovem Aprendiz


Hoje foi meu ultimo dia na empresa que eu estava trabalhando como jovem aprendiz e só hoje pude vim aqui compartilhar com vocês a minha experiência nesse programa que foi criado para jovens que ainda não iniciaram a vida profissional e que não sabem o certo do que vai fazer (tipo eu). Farei um breve resumo sobre o que é o programa jovem aprendiz pra que vocês (quem não sabe e nunca ouviu falar) entendam. 

O que é o programa jovem aprendiz?
Resumidamente, o programa jovem aprendiz é voltado para adolescente (jovens) de 14 a 24 anos que não tiverem oportunidade de iniciar sua vida profissional.

O que seria vida profissional?
É quando você tem a oportunidade de trabalhar, no caso é quando você inicia sua profissionalização seja qual for a área sendo ela de carteira assinada ou  não (mas hoje em dia as empresas só aceitam como experiência aquele emprego que você teve com carteira assinada).

O programa jovem aprendiz é pago ou gratuito?
Ele é totalmente gratuito, você não precisar pagar nada, você vai receber o salário de jovem aprendiz de acordo com a empresa que você irá prestar serviços (trabalhar).

Como faz pra participar? (Irei explicar de acordo com o lugar que eu fiz o curso)
No meu caso eu fiquei sabendo que estava abrindo vagas para jovens aprendizes na empresa Consórcio Porto Rio, fui na empresa pegar uma carta que no caso vem todas as etapas que você vai passar para ser selecionado. Peguei a carta de indicação, nela tinha tudo o que iria acontecer, palestra de apresentação, provas e por fim a seleção pra começar a estudar no Senai. Passei por todas as etapas, fiz as provas, fiz os exames obrigatórios (que no caso a empresa exige pra que você possa começar a trabalhar) e passei. Você passa um tempo estudando no Senai sobre o curso que você vai trabalhar e depois da banca (esse nome assusta) caso você seja aprovado, ai sim você vai pra empresa. Eu iniciei meus estudos dia 01 de abril, nesse tempo eu tive aulas profissionalizantes de várias áreas do Administrativo, entre elas: marketing, recursos humanos, informática e outros (que no momento não estou lembrando). Durante as aulas você tem deveres, trabalhos e provas. No último dia de aula vem a pavorosa banca.

O que é banca?
É quando junta os professores que deram aulas pra você, o diretor, as coordenadoras do Senai e você tem que fazer um projeto referente aos assuntos que você estudou durante esse período. O projeto que a minha turma criou foi de um clube pois nossa empresa é de obras e onde ela se localiza não tem nenhuma área de entretenimento para os moradores, então juntamos o útil ao agradável, melhoras a visão dos morados com a empresa e dar um local onde os moradores poderão se divertir. 

Bem, você passando na banca e sendo aprovado na parte estudantil do curso, você vai pra empresa e começa a iniciar sua vida profissional. No meu primeiro dia na empresa duas responsáveis fizeram as apresentações entre os alunos e elas, pra saber qual jovem iria pra cada setor. Eu dei muita sorte de ir para o melhor setor, que foi de Meio Ambiente. Depois disso você recebe o uniforme, o crachá e passa a bater ponto nos horários de entrada e saída. 

Quais são os benefícios?
Além de você aprender bastante com seu curso e o setor em que você está, você recebe também (no meu caso) cartão alimentação, refeição (só pra quando você está estudando no Senai), refeição na empresa (ai eles cancelam o cartão), vale transporte e o salário (no meu caso foi de RS 400,00).
Olhando para o salário você deve achar que é pouco, mas pra quem está no início, nunca trabalhou na vida e ainda mora com os pais, quatrocentos reais é muita coisa, fora os outros benefícios.

Eu fiquei 1 ano e 4 meses na empresa, hoje foi meu último dia (infelizmente). Tive uma grande oportunidade, pois não sabia o que era trabalho, empresa, ter companheiros de trabalho e etc. O curso que eu fiz foi de Assistente Administrativo, mas eu fiquei no setor de Meio Ambiente, se o setor que você entra não tem a ver com o que você fez o curso não tem problema, de qualquer forma eu irei trabalhar na parte administrativa seja qual área for, Meio Ambiente, Contas, RH e outros. 

O que pude tirar de proveito?
Tudo, aprendi muita coisa no meu setor, mexi com documentos que não fazia ideia do que eram e significavam. Passei minhas tardes com grandes profissionais e pude aprender muita coisa com eles. Tudo que eu sei hoje e colocarei em prática no meu próximo ("primeiro") emprego é graças à eles. Confesso que não é nada mole, fácil e simples, mas eles ajudam bastante (meus lideres e minha chefe). Conversam com você sobre postura profissional e te dão muitas dicas de como trabalhar, a questão da organização, pra quem vai começar a trabalhar agora é muito bom, pois a pessoa já inicia com uma base mesmo que seja como jovem aprendiz, ela já entende do assunto, do setor que ela ficou. Claro que a forma de trabalhar das pessoas são diferentes pra cada empresa, mas a organização, a dedicação, o interesse e o bom comportamento não mudam em nada. 

Guardarei essas pessoas em minha memória pois foram elas que moldaram meu lado profissional e me ajudaram a ver no que me dou bem, o que eu gosto de fazer. Adorei o setor que eu fiquei, adorei as pessoas que conheci, aprendi muito com cada uma delas e criei amizades que levarei pelo resto da minha vida.

Qual recado eu deixo dessa etapa pra vocês?
Gente, se vocês tiverem oportunidade de aprender algo, não percam. Hoje em dia o mercado de trabalho está muito mais muito restrito e difícil de ingressar. As empresas estão exigindo que você tenha experiência em alguma outra empresa e que seja de carteira assinada. Além de que dependendo da empresa que você faz o curso, quando acaba o contrato eles podem te indicar pra outras empresas ou até mesmo te contratar como trabalhador e você vai receber um salário normal. 

Se tiverem alguma oportunidade na vida de vocês agarrem com todas as forças e lute pra ter um bom crescimento como profissional. Você hoje tem que fazer seu nome no mercado de trabalho e mostrar seu diferencial. Não seja mais um, seja o profissional que as empresas buscam. Profissional de qualidade e que tenha amor pelo o que faz. Se entrarem num curso desse, não desistam, é muita cobrança, sim, é. Mas a cobrança hoje vai te fazer um ótimo profissional amanhã. Essa é a dica que eu dou pra vocês.

Espero que tenham gostado do post, ele foi bem longo, me desculpem. Mas eu pude dizer tudo o que eu queria. Espero também que vocês guardem esse recado com vocês e não deixe uma oportunidade escapar pois amanhã fará muita diferença e falta.

Ah, antes que eu esqueça...

Apresento à vocês a nova Assistente Administrativa: EU

Beijoos ~
E até o próximo post!

Related Articles

2 comentários:

  1. Nossa que legal, eu adoro eses projetos educacionais e você se divertiu muito participando não é? Adooooooooooooooorei :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, Mari *-*
      É muito bom, pra quem não tem base nenhuma sai de lá se sentindo o profissional.
      Sim, foi uma experiência ótima! Criei amizades e aprendi bastante coisa!

      Beijoos ~

      Excluir