outubro 10, 2015

Receita bolo de Cenoura

Um tempo sem postar aqui no blog, finalmente estou de volta. Mas hoje o post será totalmente diferente do que vocês estão acostumados a encontrar por aqui. Como o título já diz, trago pra vocês uma receita de bolo de cenoura (que por sinal é o bolo que ando fazendo muito, essa já é a segunda vez, porém a primeira que tenho fotos para compartilhar com vocês). 

Como algumas pessoas comeram o bolo que eu fiz e gostaram, eu resolvi compartilhar essa receitinha de gordice com vocês. Chega de falaçam e vamos saber quais são os ingredientes.

Vocês vão precisar de:

3 cenouras grandes cortadas em pedaços
2 xícaras de açúcar
1 xícara de óleo
4 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó

OBS: pra quem não tem xícara em casa (tipo eu) usa o medidor, nele você vai colocar 480 de tudo aquilo que você for usar pra medir na xícara. Normalmente na tampa do fermento em pó já vem a medida que você tem que usar, no caso é só a tampinha do próprio fermento.

Vamos por a mão na massa (modo de preparo) :





    Descasque as cenouras, lave bem e em seguida corte em rodelinhas para facilitar na hora de bater no liquidificador.

    Coloque no liquidificador o açúcar, o óleo, os ovos e a cenoura já cortadas. Recomendo que você vai acrescendo de pouquinho em pouquinho as cenouras pra não correr o risco de danificar o liquidificador.
    Quando você terminar de bater tudo, a massa ficará igual está na foto ao lado, cremosa e já pronta pra colocar na forma mas antes você irá untar e enfarinhar a forma que você vai usar pra colocar a massa do bolo. Depois que você bater tudo no liquidificador, coloque tudo em um pote grande, acrescente a farinha de trigo, o fermento em pó e misture tudo, não deixe ficar com nenhuma bolinha de farinha. 
      Depois desse processo você já pode colocar a massa na forma.
      Recomendo vocês deixarem o forno pré aquecido em 180 graus antes de colocarem a massa pra assar. Eu inventei moda e resolvi fazer calda e recheio de brigadeiro (não irei ensinar a fazer o brigadeiro porque o post ficará longo demais).

      Depois que você fizer o brigadeiro espere ele esfriar um pouco e com uma colherzinha pequena pegue o brigadeiro e deixe ele parecendo uma bolinha, depois disso vai colocando na mesma ainda crua, antes de ir pro forno. Faça isso até achar que está recheado, não tem problema se ele não ficar em formato de bolinha mas não deixe que ele misture com os outros.

      Assim que terminar todo o processo do recheio, é só você colocar a forma pra assar por 40 minutos, não abra o forno antes de dar os minutos certo porque pode acontecer do bolo solar. Quando der os 40 minutos, desligue o forno e com um garfo espete a massa do bolo e experimente, se você sentir que ela está macia e com o gosto bom, o bolo já está pronto.

      O bolo depois de pronto costuma ficar macio mesmo, bem fofinho, não precisa ficar com medo e achar que não deu certo. O brigadeiro que você usou pra fazer o recheio será o mesmo pra fazer a cobertura, se ele ficou um pouco duro é só você levar o mesmo ao fogo e acrescentar um pouco de leite e ir mexendo. O brigadeiro vai voltar a consistência de antes (mole), em seguida desinforme o bolo e passe com uma espatula o brigadeiro por cima do bolo.

      E finalmente seu bolo está pronto pra comer, caso você goste do bolo com temperatura ambiente é só deixar esfriar. Um aviso: só desinforme o bolo depois que você sentir que ele esfriou um pouco porque pode acontecer dele quebrar todinho na hora que você for virar a forma na bandeja.

      Essa foi a receitinha de hoje, espero que vocês tenham gostado e caso façam na casa de vocês compartilhem comigo na fan page do blog as fotos e me diga o que achou da receita. (Aprendi essa receita no site Receitas Supremas, porém acrescentei uma forma de rechear o bolo)


Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário